Às vezes, quando um aplicativo já não tem mais utilidade, você vai querer desinstalá-lo para abrir caminho para novos. Desinstalar aplicativos é fácil: basta ir à lista de aplicativos, localizar o aplicativo e clicar no botão Desinstalar. Mas não é tão fácil desinstalar aplicativos completamente no Android.
Infelizmente, para quem gosta de um sistema de arquivos limpo, alguns aplicativos deixarão para trás “arquivos órfãos” após a desinstalação em dispositivos Android. Esses arquivos foram criados pelo aplicativo para que ele pudesse fazer seu trabalho, caso não fossem excluídos corretamente após a desinstalação do aplicativo. Isso pode ser irritante quando o sistema do seu dispositivo fica lentamente obstruído por arquivos e pastas que não estão sendo usados. A solução, então, é encontrar uma maneira confiável de remover os dados restantes do aplicativo.
Limpeza Manual
Você pode reduzir a quantidade de dados deixados para trás após a desinstalação, limpando os dados. Isso nem sempre será perfeito, mas é uma boa solução se você não quiser instalar nenhum aplicativo adicional para fazer isso. Também é importante observar que essa tarefa é realizada antes que o aplicativo seja desinstalado.
Para fazer isso, vá para as configurações do seu dispositivo. (Isso pode variar de dispositivo para dispositivo, mas geralmente você pode acessá-lo no aplicativo Configurações ou puxando a bandeja de notificação para baixo e clicando no ícone de engrenagem.) A partir daqui, selecione “Aplicativos e notificações”.
Toque em “App Info.”
Selecione o aplicativo que deseja desinstalar e toque em Armazenamento.
Selecione “Limpar dados” e / ou “Limpar cache”. Dependendo do aplicativo, também pode haver uma opção “Gerenciar dados” para limpar configurações e dados adicionais. Por exemplo, um aplicativo de navegador pode ter essa opção para excluir favoritos e senhas armazenadas.
Isso limpará os dados adicionais que o aplicativo instalou, o que pode resultar em uma desinstalação mais limpa.
Excluindo Pastas
Ao tentar descobrir como excluir completamente um aplicativo, você deve ter notado algumas pastas que sobraram em seu aplicativo gerenciador de arquivos. Esta é outra maneira manual de desinstalar completamente aplicativos no Android.
Você pode conectar seu dispositivo a um computador ou usar um aplicativo gerenciador de arquivos . O aplicativo que vem pré-instalado em seu dispositivo Android funciona bem na maioria dos casos.
Para mim, o Gerenciador de arquivos é o aplicativo padrão. Qualquer que seja o aplicativo que você usa, use o recurso de pesquisa para pesquisar o nome do aplicativo que deseja remover. Até mesmo uma única palavra ajudará.
Exclua apenas arquivos e pastas que você tem certeza que estão vinculados apenas ao aplicativo que deseja remover. É uma boa ideia fazer backup do seu dispositivo antes de fazer isso, por precaução.
SD Maid
Se você preferir fazer uma limpeza adequada (ou apenas quiser uma solução de aplicativo simples), o SD Maid é uma maneira fantástica de remover dados de aplicativos restantes em telefones Android. É um aplicativo de limpeza geral com algumas opções bloqueadas atrás de um acesso pago premium. A capacidade de limpar arquivos mortos, no entanto, não está bloqueada.
Assim que você executar o SD Maid, várias opções serão fornecidas. O que você deseja é o morbidamente denominado “CorpseFinder”. Toque no nome para ver o que ele faz ou toque na seta circular à direita para começar.
Ele vai caçar arquivos deixados por aplicativos desinstalados. Após a pesquisa, ele dirá se encontrou algum arquivo. Você pode tocar no botão “CorpseFinder” para ver os arquivos que acredita serem órfãos ou pressionar o ícone de lixeira à direita para jogá-los fora.
Na tela de resultados do arquivo, você pode tocar em arquivos individuais para excluí-los ou manter pressionado para selecionar em lote os arquivos a serem excluídos. Isso é particularmente útil se você deseja direcionar arquivos específicos que o CorpseFinder detectou.
Se você deseja excluir um arquivo, certifique-se de que nenhum outro arquivo esteja selecionado e, em seguida, mantenha pressionado o arquivo que deseja manter e selecione o pino na parte superior.
ES File Explorer
ES File Explorer é um pouco mais cheio de recursos do que o SD Maid. Ele foi removido da Google Play Store devido a questões legais com sua empresa controladora. No entanto, o aplicativo em si ainda é incrível e atualizado ativamente. Você só precisa fazer o download usando uma loja de terceiros, como o APKPure. Você precisará permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas , no entanto.
Basicamente, ele permite que você organize arquivos em seu dispositivo, bem como em dispositivos na mesma rede que você. Ele também vem com uma ferramenta de limpeza durável que ajuda a limpar arquivos falsos. Ele pode pegar APKs que não são mais necessários, lixo de propaganda e arquivos de miniaturas. Para o bem do que estamos tentando fazer, no entanto, vamos nos concentrar em como excluir completamente um aplicativo no Android usando esta ferramenta.
Para usá-lo, após instalar o ES File Explorer, use a ferramenta Cleaner.
O aplicativo fará a varredura em seu dispositivo em busca de arquivos redundantes. Todos os arquivos que sobraram dos aplicativos instalados aparecerão em “Lixo residual” na página de resultados. Sinta-se à vontade para pesquisar também o que mais o ES File Explorer encontrou para realmente dar uma esfregada no seu sistema de arquivos.
Você pode tocar em um resultado para ver seus detalhes e tocar nas marcas de seleção à direita para selecionar / desmarcar arquivos para exclusão. Uma vez feito isso, clique em “Limpar agora” e ele se livrará desses arquivos incômodos para você.
Concluindo
Ter arquivos redundantes em seu sistema pode ser altamente irritante. Com esses truques, você pode desinstalar aplicativos completamente em dispositivos Android para abrir espaço para novos. Se você tiver dificuldade para remover apps pré-instalados em seu telefone , logo teremos esse tutorial. Fique de olho!