Instagram é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos. É uma ótima maneira para que as marcas se conectem com seu público e os envolvam na história da marca. Mas um problema comum entre as empresas que usam Instagram é que elas não entendem como aumentar os seguidores na Instagram. Embora ter um grande número de seguidores não signifique necessariamente mais vendas ou maior envolvimento, ele mostra aos clientes potenciais que há muitas pessoas interessadas em sua marca – o que pode ajudar a atrair novos clientes no caminho!
Este artigo lhe ensinará como você pode fazer crescer organicamente seus seguidores Instagram ao longo do tempo, implementando estas estratégias simples em sua rotina regular:
Manter um calendário de postagens.
Você também pode definir um calendário de postagens, o que significa publicar conteúdos em horários específicos em dias específicos. Por exemplo, eu publico no Instagram todas as segundas-feiras às 7h AM. Primeiro, vá até seu perfil e toque no ícone no canto superior esquerdo que se parece com três linhas horizontais. Em seguida, toque em “Horário”.
Em seguida, escolha quando você quer postar, escolhendo opções horárias, diárias ou semanais. Depois disso, clique em “Adicionar novo post” e depois selecione a que hora você quer que ele seja postado (por exemplo, 9 horas da manhã).
Acompanhe outros usuários.
Manter o controle de outros usuários.
Eu recomendaria o uso de uma planilha (Google Sheets é ótimo) para acompanhar todos os usuários relevantes que estão acompanhando você e quem você está acompanhando de volta. Desta forma, você pode acompanhar quando não há problema em seguir alguém se ele não o seguir e também manter-se atualizado sobre novas pessoas que possam estar interessadas no que você publica.
Você também deve manter que você não está seguindo muitas pessoas; isto significa que se um usuário segue mais de 3k contas, então é muito provável que ele não queira seguir de volta tão rapidamente porque não faria sentido fazer isso, já que eles teriam mais de 100+ páginas de conteúdo para passar!
Use hashtags em suas postagens e em sua biografia.
A segunda maneira mais importante de conseguir mais seguidores na Instagram é encontrando e usando hashtags relevantes. Hashtags são palavras ou frases precedidas por um símbolo de hash (#) que permitem a você se conectar com outros usuários que compartilham interesses similares. Por exemplo, se você postar uma foto de seu cão e usar o hashtag #dogsofinstagram, as pessoas que seguem essa tag específica poderão vê-la em sua alimentação e tomar conhecimento de sua conta.
As hashtags são essenciais para ganhar tração em plataformas de mídia social como a Instagram, pois facilitam a busca de novos usuários e a interação com seu conteúdo. A partir daí, esses novos seguidores podem se tornar fãs seus ou até mesmo se transformar em clientes! A maneira mais fácil de encontrar bons hashtags é pesquisando através de posts existentes de contas de natureza similar à sua. Você pode então procurar nesses posts por termos populares – é provável que um deles seja relevante o suficiente para que as pessoas gostem de vê-lo como parte de seu rolo diário de navegação por seus feeds Instagram (AKA: quando eles olham os perfis de outras pessoas).
Use Geotags em seus posts
Usar a geotag em seus posts é uma ótima maneira de se conectar com outros usuários em sua área e promover o que quer que seja que você esteja postando. Seja um evento, negócio, produto ou serviço, as geotags são uma ótima maneira de as pessoas descobrirem o que está acontecendo em seu bairro ou cidade.
Se você administra um restaurante e quer conseguir mais clientes através da porta, tente usar hashtags de localização como #foodies e #cheflife ou use hashtags de localização específica, como #Philly ou #NewYorkCity. Isto permite que as pessoas saibam onde você está localizado para que elas possam verificar seu restaurante!
Postar nos melhores horários
Se você tem uma conta comercial ou de marca na Instagram, tente postar quando seu público estiver mais ativo. A maioria das pessoas está na Instagram de manhã e à noite, portanto, se você estiver postando durante esses horários, é provável que seus posts cheguem a mais pessoas.
Entretanto, não hesite em postar em outros horários também! Sua empresa pode não ter um público que se logue na Instagram durante todo o dia – de fato, é provável que eles tenham outras coisas acontecendo durante diferentes horas do dia (como o trabalho). Se isto for verdade para você e seus seguidores, então vá em frente e agende alguns posts em horários aleatórios para que eles não sintam que estão perdendo por não serem capazes de ver todo o seu conteúdo imediatamente.
Preencha seu perfil com palavras-chave relevantes.
Se você deseja aumentar seus seguidores Instagram, uma maneira é usar palavras-chave relevantes em seu perfil. A melhor maneira de fazer isso é usar os mesmos hashtags que as pessoas usam quando procuram fotos do que você está postando. Isto os ajudará a descobrir seu conteúdo e a segui-lo na Instagram.
Uma vez iniciado um novo post, anote todas as palavras relacionadas a ele (ou de outros posts) que lhe vierem à mente. Em seguida, passe por cada categoria na página de tags sugeridas pela Instagram para ver se alguma delas funcionaria bem com seu post. Você também pode pesquisar através de suas categorias ou navegar por tags relacionadas a contas similares a fim de encontrar ainda mais idéias!
Adicione um link para seu site
Isto pode parecer um “nobrainer”, mas é importante preencher seu perfil com palavras-chave relevantes. Dessa forma, quando as pessoas procurarem essas palavras-chave na Instagram, elas o encontrarão.
Certifique-se também de que seus links biológicos para seu website, homepage ou blog e não apenas um endereço de e-mail. Se você tem um blog – ou vai começar um – você também pode adicionar links para a seção de comentários de seus posts e para a legenda do próprio post.
Organize um concurso ou sorteio
Para adicionar um link ao seu site, você pode organizar um concurso ou sorteio. Esta é uma ótima maneira de construir engajamento e fazer crescer seu Instagram seguir. Você pode oferecer um produto gratuito em troca de fotos de pessoas que o utilizam ou com ele.
Ao escolher que tipo de concurso você deseja realizar, leve em consideração a finalidade do post e como ele será utilizado pelo consumidor. Por exemplo, se você estiver tentando impulsionar as vendas de conteúdo ainda não publicado (como um próximo artigo), então pedir-lhes para etiquetar sua foto com “#[sua marca]” pode ser o ideal, pois eles estarão fazendo um link de volta diretamente para sua página, onde poderão aprender mais sobre este tópico através da leitura ou da visualização de vídeos.
Se você estiver publicando um conteúdo já publicado (como um artigo), pedir aos usuários para etiquetar sua foto com “#[sua marca]” não fará muito sentido a menos que haja algo específico sobre essa peça em particular que faça sentido dentro do contexto – talvez tenha havido alguma citação engraçada de alguém destacado no referido artigo? Então talvez não…
Colabore com outros usuários no Instagram
A colaboração é uma ótima maneira de expandir seu público, e pode ser especialmente benéfica se você estiver trabalhando com outro influenciador que tenha um público semelhante ao seu. Se você está planejando trabalhar com outra pessoa, certifique-se de que a colaboração seja mutuamente benéfica. Você vai querer ter certeza de que ambos ganham seguidores e compromisso com o trabalho um do outro. Por exemplo, se você é um modelo Instagram, então a colaboração com um modelo Instagram pode não ter tantos benefícios para nenhum de vocês quanto a colaboração com outro influenciador que compartilha principalmente fotos (como um blogueiro de alimentos).
Pense fora da caixa! Não esqueça que é qualidade sobre quantidade!
Não esqueça que é qualidade sobre quantidade! É fácil ficar preso ao jogo dos números e ficar obcecado com o crescimento dos seguidores. Mas uma vez alcançado um número decente de seguidores, é importante manter a qualidade de seus postos em um alto nível.
Como você ainda não é um influenciador, seu conteúdo precisa ser interessante o suficiente para manter as pessoas engajadas o suficiente para que elas queiram mais de você. Uma forma de eu descobrir que funciona muito bem é usando minhas próprias experiências pessoais como inspiração para novas idéias de conteúdo, como quando viajo ou saio com amigos ou falo sobre minha rotina matinal (estou muito interessado em fazer yoga). As pessoas podem se relacionar e se conectar com essas coisas porque elas são reais – e quem não gosta de ouvir falar da vida real?
O que eu estou tentando dizer é não esquecer que é qualidade sobre quantidade! Não se limite a postar fotos de filhotes de cachorro ou alimentos (embora estes possam ser muito bonitinhos). Misture as coisas compartilhando alguns detalhes dos bastidores de sua vida também; deixe as pessoas verem o lado humano por trás de todos aqueles filtros que você usa no Instagram 🙂
Conclusão
Agora que você aprendeu todas essas dicas, não há desculpas! Há algo para todos aqui, desde os usuários mais básicos até os mais avançados. E se você se encontrar lutando com qualquer um destes métodos, lembre-se que não há uma maneira correta de fazer as coisas – apenas fazer o que funciona melhor para seu negócio e seu público.