Sejamos claros, o DOOM está atualmente rodando em teletexto. Se você não sabe o que é teletexto, tudo bem. Além disso, nós também nem lembravámos, tem muita gente que não sabe. Antes de prosseguirmos, uma rápida explicação: O teletexto serviu como um sistema para exibir gráficos simples na televisão.
Mas DOOM é tão versátil que pode até funcionar num blocos de notas, então honestamente, rodar em uma plataforma de sincronização com TV antiga não está nem no “Top 5” mais impressionante no assunto.
Este sucesso é o resultado de um extenso trabalho de um modder chamado ‘Iukneu’. Ele deixou instruções muito detalhadas em sua página do GitHub para que outros entusiastas experimentassem as pegadinhas.
Nova ‘plataforma’ que roda DOOM
Observe que este mod não é literal. Isso ocorre porque ele não é executado “diretamente” no teletexto (afinal, o teletexto é uma plataformas, não dispositivo).
Basicamente, com este mod DOOM funciona (como no original de 1993) em um computador normal. O que Yuknoi fez foi modificar o sistema de multiplexação de texto para que ele pudesse “entender” o jogo para que pudesse ser reproduzido em uma TV.
Existem agora vários dispositivos capazes de executar plataformas de teletexto. Por exemplo, um Raspberry Pi com recursos extras como o usado neste mod. O resultado não é tão claro. A duplicação não tinha cor, todo o jogo era preto e branco e alguns ajustes foram necessários (por exemplo, o rosto do personagem principal “Doomguy” foi substituído por um emoji sorridente).
Curiosamente, com o Teletexto, quase tudo pode ser usado como controlador de jogo, até mesmo um controle de TV. No entanto, o arquivo DOOM WAD original é necessário para executar o mod em si. Iukneu confirmou que este mod só funciona na plataforma Linux. No entanto, a página do GitHub contém a documentação necessária para tentar a sorte com outros sistemas.