Veja como os carros do futuro revolucionam o setor automotivo

As pessoas passam seus dias conectadas por meio de smartphones, dispositivos domésticos, como assistentes virtuais ou computadores no trabalho. Portanto, pode-se supor que essa necessidade de conectividade, que traz muitas conveniências e avanços, continuará mesmo quando entrarmos em nossos carros – mas é uma conexão necessária que traz benefícios reais e, acima de tudo, segurança.

A mudança na indústria automotiva foi acelerada pela digitalização, que permite carros inteligentes conectados. A tecnologia está redefinindo a experiência de dirigir com veículos mais seguros, personalizados e inteligentes, criando verdadeiros “computadores sobre rodas”. A condução autónoma, que mais chama a atenção em alguns novos modelos, é apenas um dos possíveis benefícios.

Os carros do futuro permitem conexão com vários dispositivos, controle de voz, conexão com assistentes virtuais, mapas, informações de trânsito, serviços de emergência, alertas de serviço e muito mais. Tudo isso é possível graças à Internet das Coisas, que trabalha com a baixa latência da Internet 5G, estimulando ainda mais essa tendência. A Qualcomm anunciou recentemente que o volume de projetos voltados para a indústria automotiva atingiu 30 bilhões de dólares, um aumento de mais de 10 bilhões de dólares desde que a empresa divulgou seus resultados do terceiro trimestre.

 

Imagem: Shutterstock

A principal razão para este número impressionante é a crescente adoção das soluções Snapdragon Digital Chassis na indústria automotiva. Ele forma nossa ampla gama de plataformas automotivas conectadas a serviços em nuvem para telemática e conectividade, computação e assistência ao motorista e autonomia. O
Snapdragon Digital Chassis permite que as montadoras forneçam experiências mais inteligentes e conectadas de maneira mais segura, personalizável e imersiva.

A Mercedes-Benz AG e a Qualcomm anunciaram recentemente uma colaboração entre as empresas para usar essas plataformas nos veículos da montadora. A iniciativa inclui a integração das plataformas Snapdragon Cockpit para melhorar os cockpits digitais e a integração das plataformas Snapdragon Automotive Connectivity para sistemas telemáticos em veículos futuros.

Outro passo importante que a empresa deu na indústria automotiva é sua colaboração com a Red Hat, fornecedora líder de soluções de código aberto. As empresas uniram forças para trazer sistemas operacionais baseados em Linux com certificação de segurança operacional (ASIL-B) para veículos de próxima geração usando plataformas Snapdragon Digital Chassis.

O uso desses sistemas ajuda as montadoras a desenvolver veículos definidos por software, recursos digitais e conectividade.

 

Imagem: Unplash

Assim vemos que um dos produtos mais valiosos para o consumidor não poderia ficar de fora desse desenvolvimento em laços cada vez mais estreitos. O progresso técnico deve trazer mais precisão, segurança e conforto nas estradas, o que revolucionará a experiência de dirigir.

 

FONTE: TecMasters

Veja também

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais