Na semana passada, a agência aeroespacial americana NASA revelou algumas informações interessantes que podem estabelecer um precedente positivo para futuras missões espaciais. Segundo a NASA, 98% da urina dos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) é reciclada, resultando em: água.
O sistema em si não é novo, chama-se Sistema de Controle Ambiental e Suporte à Vida (ou simplesmente “ECLSS”, sigla em Inglês) e atende a vários pilares. Mas a notícia de hoje se concentra em um deles. O apropriadamente chamado “Kit de processamento de urina” recupera a maior parte da “urina astronômica” por meio de um processo chamado “destilação a vácuo”.
Para resumir os “pontos técnicos” afim de facilitar o entendimento, esse sistema produz uma espécie de água saturada a partir da urina, da qual uma porção potável é recuperada e alimentada ao sistema da estação, pode manter os astronautas hidratados.
Este processo é relativamente semelhante ao encontrado em minas de sal em regiões costeiras e marinhas, exceto que o vetor de produção é alimentado com capim em vez de sal marinho. Recentemente, a NASA iniciou um teste de ingestão usando recursos mais modernos, um avanço para a NASA. Enquanto antes recuperávamos água entre 93,4%, agora conseguimos extrair 98%.
“Esse é um passo muito importante na evolução dos sistemas de suporte à vida. Digamos que você colete 45kg de água na estação. Você perde menos de um quilo disso e o restante seguirá circulando pela estrutura. Manter isso em pleno funcionamento é uma conquista e tanto.” – Christopher Brown, Centro Espacial Johnson da NASA
Não, não é “água de xixi”. Segundo a agência, os processos que ocorrem em todo o sistema são muito semelhantes aos sistemas de filtragem encontrados em toda a Terra, mas a apenas 250 milhas (408 km) da Terra.
A ideia é que esse sistema seja adaptado e estendido para futuras missões. A NASA é uma das várias agências envolvidas em projetos com uma ampla gama de estruturas, como a missão Artemis de devolver humanos à Lua. Viagem humana a Marte de 2025 a 2030.
Água do xixi e internet de alta velocidade do espaço… Adicione um videogame e algumas luzes RGB a esta equação e a NASA se parece com o quarto de todos os jogadores…