A Microsoft está supostamente trabalhando em uma grande reformulação em sua loja de aplicativos para Windows. A Central do Windows relata que o fabricante do software planeja lançar uma loja atualizada ainda este ano, que será muito mais aberta a todos os tipos de aplicativos e jogos. Isso pode abrir caminho para que os desenvolvedores possam enviar qualquer aplicativo do Windows para a loja, incluindo navegadores como Chrome ou Firefox, e até mesmo permitir plataformas de comércio de terceiros em aplicativos.
Essa é uma grande mudança para a loja de aplicativos no Windows se a Microsoft oferecer essa revisão rumores ainda este ano. Atualmente, a loja do Windows (ou Microsoft Store, como a Microsoft a chama) exige que os desenvolvedores empacotem seus aplicativos win32 como um MSIX e usem os próprios mecanismos de atualização e plataformas de comércio da Microsoft. A Microsoft permitirá que os desenvolvedores enviem pacotes EXE ou MSI padrão para a loja, e as atualizações podem ser gerenciadas por meio de uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) do próprio desenvolvedor.
A MICROSOFT ESTÁ SE AFASTANDO DE SEU MODELO DE LOJA DO WINDOWS HÁ ANOS
Tal mudança abriria a loja do Windows para muito mais aplicativos, incluindo aplicativos populares como o conjunto de aplicativos de produtividade Creative Cloud da Adobe e até navegadores rivais como Chrome e Firefox. A Microsoft lançou seu próprio Gerenciador de Pacotes do Windows no ano passado e rapidamente se tornou uma ótima opção para as centenas de aplicativos que estão faltando na loja agora. Aplicativos como Steam, WinRAR e Zoom não existem na loja do Windows agora, mas estão disponíveis por meio do Gerenciador de Pacotes do Windows.
Parece que qualquer reforma em que a Microsoft está trabalhando aqui provavelmente incorporará o trabalho da empresa com o Gerenciador de Pacotes do Windows para verificar os aplicativos e listá-los na loja. A Microsoft atualmente usa vários métodos para validar pacotes de aplicativos para seu Gerenciador de Pacotes do Windows, incluindo a verificação com sua tecnologia SmartScreen, análise estática e validação de hash SHA256.
Os rumores da Microsoft em permitir plataformas de comércio de terceiros também significaria que a empresa não aceitaria uma parte dos desenvolvedores que usam seus próprios sistemas de compra dentro do aplicativo. Essa é outra grande mudança que seria surpreendente e aberta para as lojas de aplicativos atuais.
Windows Store atual
A loja do Windows apareceu originalmente no Windows 8 como parte do grande esforço da Microsoft para fazer os desenvolvedores criarem aplicativos universais do Windows que abrangessem telefones, tablets, PCs e até mesmo consoles Xbox. Isso acabou com o fim do Windows Phone, e a Microsoft acabou permitindo que os desenvolvedores trouxessem jogos Win32 nativos completos para a Microsoft Store há quase dois anos. Os desenvolvedores têm solicitado essas mudanças na loja do Windows rumores por anos para tornar muito mais fácil colocar aplicativos na loja e mantê-los e atualizá-los.
A Microsoft está planejando trazer muitos de seus próprios aplicativos para esta nova loja de aplicativos do Windows, incluindo Teams, Office, Edge e Visual Studio. Há rumores de que a nova loja fará parte da grande reforma do Windows no “Vale do Sol” da Microsoft ainda este ano. A Microsoft descreveu isso anteriormente como um “ rejuvenescimento visual abrangente do Windows ”, que deve passar por uma reformulação no menu Iniciar, no File Explorer, em aplicativos integrados e muito mais.