Dada sua popularidade, o Facebook é muito visado por hackers. Isso torna importante ter uma senha segura, mas também significa habilitar a autenticação de dois fatores (2FA) para essa camada extra de segurança.
Esse nível adicional de segurança é importante, mas se você não conseguir acessar o 2FA, não se preocupe, pois voltar para sua conta não é impossível. Veja como você pode entrar no Facebook se não tiver acesso ao gerador de código 2FA
Enviando um Código de Mensagens
Um dos métodos 2FA mais fáceis é usar um aplicativo gerador de código como o Authy. Esses aplicativos fornecem um conjunto aleatório de códigos de seis dígitos que permitem o acesso a centenas, senão milhares, de sites. Esta é uma das maneiras mais simples de habilitar 2FA, mas requer que você tenha acesso ao seu telefone ou tablet.
O que acontece se você perder seu telefone e não conseguir acessar o aplicativo gerador de código? A melhor coisa que você pode fazer é iniciar o processo 2FA e, quando chegar à tela que pede o código de seis dígitos, clique em “Não recebeu um código?”
Ao fazer isso, você pode escolher outra opção, como “Envie-me uma mensagem de código de login” e, em seguida, aguarde o código. Como alternativa, você também pode permitir que o Facebook ligue para você em um dos números listados em seu perfil. Este é um bom lembrete para ter um número de telefone alternativo listado em seu perfil.
Use Dispositivos Autorizados
Uma das melhores maneiras de entrar em uma conta do Facebook é usar um dispositivo autorizado, o que significa que você não precisa usar a autenticação de dois fatores nesse dispositivo novamente. Portanto, se você já fez login em outro dispositivo no passado, poderá entrar no Facebook nesse dispositivo novamente sem ter que usar nenhum tipo de gerador de código.
Se você se encontrar em um cenário em que não tem acesso ao gerador de código, essa é uma ótima maneira de fazer login em sua conta. Se você tem um dispositivo, aplicativo ou navegador que não usa para fazer login no Facebook há algum tempo, experimente e certifique-se de selecionar a opção “Salvar navegador” para que você permaneça conectado no futuro.
Obviamente, se você não tiver se conectado a um dispositivo antes e tiver a autenticação de dois fatores ativada, não será capaz de se conectar a esse dispositivo sem 2FA ou autenticação por telefone.
Obter códigos de recuperação (desktop)
Ao configurar sua autenticação de dois fatores, você tem a chance de receber um conjunto de códigos de recuperação. Esses códigos de recuperação podem ser uma forma valiosa de entrar em sua conta, caso você não consiga usar o gerador de código. Para configurar códigos de recuperação:
1. Clique na seta suspensa no canto superior direito do Facebook e selecione “Configurações e privacidade -> Configurações”.
2. Selecione “Segurança e login”, localize a seção “Autenticação de dois fatores” e clique em “Usar autenticação de dois fatores”. Se você já tiver dois fatores configurados, precisará usar seu gerador de código se estiver configurando códigos de recuperação pela primeira vez. Se você não tiver 2FA configurado, precisará apenas inserir sua senha.
3. Ao lado de “Códigos de recuperação”, na parte inferior da tela, clique em “Configuração” e em “Obter códigos”. Se você já tiver os códigos configurados, clique em “Gerenciar -> Mostrar códigos”. O importante é que você copie, capture uma imagem ou anote os dez códigos que aparecem. Cada código pode ser usado apenas uma vez, então ele pode ser substituído seguindo as mesmas etapas e clicando em “Obter novos códigos”.
Quando você perde seu gerador de código, esses códigos de recuperação garantem que você possa recuperar o acesso à sua conta de forma rápida e segura.
Escolha contatos confiáveis
Se você perder o acesso à sua conta do Facebook e não conseguir fazer login com a autenticação de dois fatores, pode configurar uma lista de contatos confiáveis que enviarão um código de login por meio de um link.
Se você estiver usando o Facebook no seu PC, clique na lista suspensa no canto superior direito do Facebook -> Configurações e privacidade -> Configurações -> Segurança e login
Role para baixo até “Escolha de 3 a 5 amigos para entrar em contato se você for bloqueado” e selecione aqueles em que você mais confia!
Se você estiver no telefone, no aplicativo do Facebook, toque no ícone de ‘menu de hambúrguer’ de três linhas no canto superior direito -> Configurações e privacidade -> Configurações -> Senha e segurança.
Em seguida, role para baixo até “Escolha de 3 a 5 amigos para contatar se você ficar bloqueado” e selecione sua lista de contatos confiáveis.
O que fazer se sua conta do Facebook for hackeada
Ao descobrir que você foi hackeado ou sua conta do Facebook foi invadida, comece em facebook.com/hacked . É aqui que você pode descrever sua preocupação ou escolher a opção de não ver seu problema na lista. Qualquer que seja a opção escolhida, cada uma inclui etapas diferentes para proteger sua conta.
Esta etapa é melhor para pessoas que ainda têm acesso à conta e estão mais preocupadas em ver postagens ou outros sinais de alerta de que alguém acessou sua conta sem permissão.
Sem acesso devido a 2FA
Se você não conseguir entrar porque o hacker ativou o 2FA para bloqueá-lo, o Facebook o direcionará para uma de suas páginas de segurança. A página “Verificações de segurança que impedem o login” está disponível aqui e é o lugar certo para começar se você não conseguir fazer o login devido a verificações de segurança como 2FA.
Adicione uma descrição do problema junto com uma captura de tela opcional para ajudar a explicar seu problema exato e aguarde a resposta do Facebook. Infelizmente, o Facebook indica que não responderá a todas as solicitações, portanto, este não deve ser seu único esforço para acessar novamente sua conta.
Se você ficar esperando por uma resposta, pode enviar repetidamente o mesmo e-mail até receber uma resposta. Consulte o modelo abaixo ou fique à vontade para copiar este parágrafo para usar em seu e-mail e torná-lo mais fácil para você.
"Oi. Meu nome é ____________. Meu e-mail é ____________ e meu ID do Facebook é ______________. Minha conta do Facebook foi hackeada em ___data___. Embora eu tenha conseguido redefinir minha senha após confirmar minha identidade, acredito que o hacker configurou 2FA, impedindo-me de fazer login em minha própria conta e acessar o código para fazer login. Estou anexando uma imagem de minha identidade como prova da minha identidade. Agradeço se você desativar o 2FA em minha conta para que eu possa fazer login novamente. Obrigada. “
Verificando sua identidade
Saber que sua conta do Facebook foi hackeada pode ser devastador. Há muitas maneiras diferentes de ser hackeado, então vamos dar uma olhada em alguns casos comuns e como proceder.
Vamos começar com um cenário em que um hacker mudou seu e-mail e número de telefone e configurou a autenticação de dois fatores.
1. Comece adicionando outro e-mail à sua conta, verificando um de seus logins ou aplicativos existentes do navegador do Facebook. Clique ou toque em “esqueci minha senha”, seguido da opção de não ter acesso. Depois de fazer isso, você pode adicionar outro e-mail e fornecer uma identificação.
Se a etapa acima não funcionar, porque você já está desconectado, tente fazer login em sua conta novamente. Quando solicitar o código 2FA, clique em “Não tenho meu telefone”, depois em “entre em contato” e adicione o mesmo e-mail que usou acima, que é, novamente, um e-mail que não está associado à sua conta do Facebook.
2. Envie sua identificação e aguarde uma resposta. O Facebook geralmente é bastante rápido e deve enviar um código para seu e-mail secundário para que você possa fazer o login alterando sua senha. Não clique no link – em vez disso, copie a senha e cole-a para poder fazer login novamente.
3. É aqui que você ainda pode se desligar do 2FA. Nesse caso, sugere-se que você utilize um navegador em seu telefone e reenvie sua ID seguindo o mesmo processo acima. Conforme sua ID é verificada novamente, você poderá fazer login com a senha temporária copiando e colando.
É importante notar que muitos afirmam que não aceitar a identificação é uma resposta típica do Facebook. Se isso acontecer, a recomendação é tentar continuamente até que seu tipo de identificação aprovado pelo governo (carteira de motorista é melhor) seja aceito. Certifique-se de que todos os quatro cantos do ID estão visíveis sem qualquer sombra, etc. Observe que este é um processo artificialmente inteligente, portanto, nenhum ser humano está realmente olhando para os IDs que são enviados. Isso pode explicar os múltiplos uploads.
Pensamentos finais
É sempre assustador quando você perde o acesso a contas pessoais como e-mail ou Facebook . Como essas plataformas são altamente pessoais, não ter acesso pode fazer você pensar que foi hackeado ou teve sua identidade roubada. Felizmente, ainda é possível fazer login no Facebook sem um gerador de código.
FONTE: MAKETECHEASIER