Como instalar o pip no Windows para gerenciar pacotes Python

O Windows usa um software de gerenciamento de pacotes chamado pip, um programa independente, para executar diferentes pacotes Python para instalação, desinstalação, downloads, consultas de pesquisa e muito mais. Você primeiro terá que verificar se o pip e o Python já estão instalados no seu computador. Caso contrário, siga estas instruções passo a passo para instalar o pip no Windows e usá-lo para gerenciar pacotes Python.

Como verificar se o pip já está instalado no Windows

Antes de executar o pip no seu dispositivo Windows, execute alguns comandos conforme mostrado para verificar se o pip e o Python já estão instalados como programas no seu PC.

  1. Abra o prompt de comando da Pesquisa do Windows e execute-o como administrador.
  2. Execute um dos dois comandos a seguir para verificar a presença do Python em seu dispositivo Windows:
    python --help
    python --version
  3. O comando python –help tabulará uma lista de todos os argumentos Python disponíveis para serem usados em seu dispositivo.
  4. Se o Python não estiver disponível em seu dispositivo, você verá uma notificação que diz: “Python não foi encontrado; execute sem argumentos para instalar a partir da Microsoft Store ou desative este atalho em Configurações > Gerenciar Aliases de Execução de Aplicativos.”
  5. Digite o seguinte no prompt de comando para verificar a disponibilidade do pip.
    pip help
  6. O comando pip help tabulará uma lista de comandos e opções gerais a serem usadas com o script pip.
  7. Se o pip não foi instalado anteriormente, o código retornará a seguinte saída: “pip não é reconhecido como um comando interno ou externo”.

Pré-requisitos para instalação do pip no Windows

Além de ter acesso a um emulador de terminal, como o prompt de comando, há apenas um pré-requisito antes de instalar o pip no Windows. Você só precisa do Python. Se não estiver no seu PC, primeiro você terá que baixá-lo e instalá-lo.

Você pode baixar a versão mais recente do Python em seu site oficial, mas é muito mais fácil usar a Microsoft Store, onde você obtém a versão estável mais recente do Python para Windows sem precisar lidar com nenhum arquivo de instalação.

  1. Abra o prompt de comando no modo administrador.
  2. Digite o seguinte sem nenhum argumento e pressione Enter.
    python
  3. A versão mais recente do Python aparecerá em uma janela da Microsoft Store. Clique em “Obter” para baixar o software.
  4. Quando o processo estiver concluído, você encontrará o Python em sua lista de aplicativos instalados.

Como começar com o pip no Windows

Siga estas instruções passo a passo para instalar o pip em seu computador Windows e torná-lo utilizável para pacotes Python.

1 – Baixe e instale o pip

Para instalar o pacote pip, você precisará primeiro baixar e configurar um script de inicialização chamado “get-pip.py”. Existem duas maneiras diferentes de concluir as instruções de download do script em questão.

Instalação de linha de comando

  1. Abra o prompt de comando no modo administrador.
  2. Supondo que o Python esteja instalado em seu computador com Windows, execute seu comando cURL para inicializar o arquivo “get-pip.py” de sua página oficial da URL.
    curl https://bootstrap.pypa.io/get-pip.py -o get-pip.py
  3. Visualize o download do arquivo acima em seu dispositivo junto com um fluxo de valores para os pacotes de dados recebidos.
  4. Use uma solicitação Python get() para baixar o arquivo de sua fonte.
    python get-pip.py
  5. Depois que o Python coleta os pacotes necessários para pip, wheel e outros scripts, você pode ver algumas mensagens de aviso que podem ser ignoradas com segurança.
  6. Após a instalação bem-sucedida do pip, você verá uma mensagem que diz: “Pip [número da versão] roda [número da versão] instalado com sucesso”.

Instalação Manual

Além do método do interpretador de linha de comando, você pode instalar o pip manualmente por meio de sua página original.

  1. Acesse o local de download do arquivo bootstrap e salve-o em qualquer pasta do Windows para usar nas próximas etapas. No exemplo a seguir, estamos salvando-o na pasta “Downloads”.
  2. Digite %AppData% no comando Executar (Win + R), levando você para a pasta Roaming do AppData.
  3. Suba um nível na árvore de pastas para acessar a subpasta “Local”. Ele contém os arquivos Python em “Microsoft/WindowsApps”. A localização precisa dessa subpasta do Python varia de um PC para outro.
  4. Salve o arquivo “get-pip.py” que você baixou anteriormente na mesma pasta que seus outros aplicativos Python.
  5. Volte para o prompt de comando e use o comando cd para alterar o caminho do diretório com base na localização da subpasta do Python.
    cd [path to Python subfolder and get-pip file.]
  6. Execute o script de inicialização do Python, “get-pip.py”, para instalar o pip em sua máquina Windows.
    python get-pip.py
  7. O software é instalado assim que você vê a mensagem “Pip instalado com sucesso com o número da versão” – mas o trabalho está apenas pela metade. Ainda há mais a fazer, então continue lendo.

2 – Adicionar pip como variável de ambiente no Windows

Você sempre pode executar o pip a partir do caminho da árvore da pasta armazenada, conforme mostrado acima, mas fazê-lo o tempo todo pode se tornar tedioso e complicado. É muito mais fácil definir o pip como uma variável de ambiente, permitindo que você execute o pip com a mesma facilidade de qualquer outra pasta no seu dispositivo.

  1. Abra “Editar as variáveis de ambiente do sistema” no menu de pesquisa. Ele também pode ser aberto no Painel de Controle no caminho “Sistema e Segurança -> Sistema -> Configurações Avançadas do Sistema”.
  2. Vá para a guia “Avançado” na janela Propriedades do sistema.
  3. Clique no botão “Variáveis de ambiente” na parte inferior.
  4. Clique duas vezes na variável de ambiente “Path”.
  5. Clique em “Novo” para criar uma nova variável de ambiente.
  6. Copie e cole todo o caminho da subpasta do Python, conforme mostrado na seção anterior. Clique em “OK” para confirmar.
  7. Você pode executar o pip de qualquer caminho de pasta no Windows agora.

3. Upgrade e Downgrade do pip

Como acontece com qualquer outro pacote de software, o pip precisa ser atualizado com o seu sistema atual. Você pode facilmente atualizar ou rebaixar o pip em seu dispositivo com alguns comandos simples, conforme mostrado abaixo:

  1. Digite os seguintes argumentos no código para atualizar o pip.
    python -m pip install -U pip
  2. Se você já tiver o pacote pip mais recente, verá uma notificação que diz: “Requisito já satisfeito: pip no ‘caminho da pasta exclusivo para o seu sistema’ com o número da versão do pacote”.
  3. Digite o seguinte para fazer o downgrade do pip:
    python -m pip install==[older version number]
  4. A tela a seguir mostra o downgrade progressivo do pip da versão 23.1.2 para a 22.0, seguido de atualização para a versão original.

Usando pip para gerenciar pacotes Python no Windows

Depois de instalar o pip no Windows, você pode usá-lo prontamente para controlar e executar uma ampla variedade de pacotes Python. Vamos verificar dois comandos importantes que muitos usuários do Python exigem com frequência:

  1. Para instalar um novo pacote usando pip, insira as seguintes informações:
    pip install [nome do pacote]
  2. Neste exemplo, o pip está sendo usado para instalar o Pandas, um pacote Python completo que realiza análise de dados em uma ampla variedade de conjuntos de dados.
  3. Digite o seguinte para desinstalar um pacote Python com pip.
    pip uninstall [nome do pacote]
  4. O pacote pandas é desinstalado com um simples comando pip.

Existem alguns comandos pip mais populares que você encontrará ao lidar com vários pacotes Python:

  • pip inspect: inspeciona um ambiente Python para produzir uma saída JSON
  • pip search: pesquisa por informações de pacotes disponíveis
  • pip check: verifique se há algum requisito quebrado no pacote
  • pip download: baixe um arquivo de pacote
  • pip wheel: construa um novo projeto usando suas dependências e requisitos atuais

Perguntas Frequentes

  1. Como faço para desinstalar o pip do Windows?
    Use o próprio comando de desinstalação do pip com a sintaxe pip uninstall pip. Isso não desinstalará o Python de sua máquina Windows.
  2. Posso instalar o pip offline?
    Se você baixou anteriormente os pacotes pip de sua fonte online, pode instalá-lo sem se conectar à Internet. Você também pode instalar o pip no Unix ou Mac.
  3. Como posso lidar com o erro “pip command not found” no Windows?
    Quando você encontra um erro “pip command not found” no Windows, isso significa que você pode ter cometido um erro ao editar a variável de ambiente PATH para o comando pip. Para remediar isso, vá para o Painel de Controle e edite a variável de ambiente com a ortografia correta e certifique-se de que ela aponta para o mesmo caminho que a localização da sua subpasta Python em “AppData”.

Via: Make Tech Easier

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais