Como montar o cartão SD como memória interna no Android

Dependendo do dispositivo Android que você está usando, você pode não ter muita memória interna. Aqueles de nós com dispositivos que podem acomodar cartões SD têm alguma sorte. No entanto, os aplicativos não podem ser armazenados nesses cartões SD por padrão. É por isso que montar o cartão SD como uma memória interna é desejável. Ao fazer isso, você pode fazer coisas como armazenar aplicativos no cartão SD para liberar mais espaço do que normalmente é possível ao usar um cartão SD formatado regularmente.

Felizmente, desde o Android Marshmallow, isso é realmente possível para a maioria dos dispositivos Android, sem fazer o root.

Montagem de um cartão SD como interno

Nesse caso, um recurso chamado “armazenamento adotável” é seu. Com isso, você pode usar um cartão SD como se fosse um armazenamento interno permanente. Ao fazer isso, as pastas armazenadas no cartão SD são montadas como se fossem internas. Posteriormente, você pode armazenar dados, incluindo aplicativos, em seu cartão SD.

Como habilitar o armazenamento adotado

Para configurar o armazenamento adotável, você deve ir para as configurações de armazenamento do seu dispositivo. Isso varia de dispositivo para dispositivo. Abra as Configurações e encontre o caminho para a seção “Armazenamento”. Selecione “Configurações de armazenamento”.

Em seguida, você precisará formatar o cartão SD. Haverá uma opção que permite usar o cartão SD como armazenamento interno. Selecione aquele e deixe o processo de formatação ser executado até a conclusão.

 

Comece a armazenar coisas no seu cartão SD

Volte para a seção de armazenamento do aplicativo Configurações e selecione o cartão SD. Você notará que agora há mais espaço disponível.

Em seguida, clique em Armazenamento Interno, você precisará selecionar a opção “Migrar dados”.

Seu dispositivo fornecerá detalhes sobre como liberar espaço.

Alguns pontos importantes a serem observados

Quando um cartão SD é formatado para ser usado como armazenamento interno, ele é criptografado e não pode ser usado com outro dispositivo. No entanto, você ainda pode remover o cartão SD e usar outros cartões SD com o seu dispositivo.

Você também deve observar que, se precisar remover o cartão SD, você deve fazer isso nas configurações de armazenamento do seu dispositivo. Selecione seu cartão SD e use a opção “Desmontar”.

Você também deve ter em mente que os cartões SD não são tão rápidos quanto o armazenamento interno. Isso significa que pode haver uma ligeira diminuição no desempenho do seu dispositivo.

Revertendo seu cartão SD para um dispositivo de armazenamento portátil

Se quiser voltar a usar o cartão SD como um dispositivo de armazenamento portátil antigo, você terá que formatá-lo novamente. Para fazer isso, selecione o seu cartão SD nas configurações de armazenamento do seu dispositivo e selecione a opção “Formatar como armazenamento portátil”.

Advertência para proprietários de Samsung

Por padrão, a Samsung não permite que você habilite o armazenamento adotável. No entanto, você pode fazer o root em seu dispositivo e instalar um ativador de armazenamento adotável . Observe que eu só testei isso em um Samsung Galaxy Tab E executando o Android Nougat, no entanto. Os resultados podem variar com os dispositivos mais novos.

Pensamentos finais

Se você deseja liberar espaço no armazenamento interno do seu dispositivo Android , montar uma pasta externa como interna é uma ótima opção. Você pode montar o cartão SD como armazenamento interno usando a opção de armazenamento adotável do Android facilmente sem enraizar. Você pode estar sem sorte se tiver um dispositivo Samsung, mas vale a pena tentar de qualquer maneira.

Fonte: MakeTechEasier

Veja também

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais