Data: 06/07/2024 09:54

Elon Musk completa a aquisição do Twitter

Elon Musk completou a sua compra de US$44 biliões do Twitter, a empresa confirmou num arquivo de títulos na sexta-feira, colocando o homem mais rico do mundo ao leme de uma das plataformas de comunicação social mais influentes do mundo.

Musk compra Twitter: quem ganha e quem perde?

A empresa disse que o consenso “tornou-se efectivo” na quinta-feira, como parte de um processo de notificação da sua intenção de se retirar da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Depois de completar a compra, Elon Musk despediu o CEO Parag Agrawal e 2 outros executivos, de acordo com 2 fontes próximas.

O encerramento do consenso remove uma nuvem de incerteza que pairou sobre o comércio, empregados e accionistas do Twitter durante a maior parte do ano. Depois de admitir inicialmente a negociação da empresa em Abril, Musk passou meses a tentar sair do negócio, primeiro citando preocupações sobre a proporção de bots na plataforma e depois alegações levantadas por um denunciante da empresa.

Mas a compra do Musk e os despedimentos imediatos de alguns dos seus executivos levantam agora uma sequência de questões inovadoras para o futuro da plataforma e dos vários cantos da sociedade por ela danificados.

Musk disse que deseja repensar as políticas de moderação de conteúdo do Twitter para trazer uma abordagem mais maximalista à “liberdade de expressão”. O bilionário também disse que não está alinhado com a prática do Twitter de proibições permanentes para aqueles que repetidamente violam as suas regras, o que expõe a probabilidade de uma proporção de utilizadores anteriormente proibidos ressurgir na plataforma.

Talvez mais instantaneamente, muitos estarão atentos para ver quão rapidamente o Musk poderá permitir que o ex-presidente Donald Trump regresse à plataforma, como ele disse anteriormente que faria.

Ao oferecer esses passos, Musk poderia, por si só, alterar o ecossistema político e mediático, reformular o discurso público em linha e perturbar a esfera nascente das características dos meios de comunicação social de limpeza conservadora que surgiram em grande parte em resposta a queixas sobre proibições e limitações no Twitter e outros serviços.

Veja como Elon Musk chegou aos escritórios do Twitter

Musk, um proeminente e controverso cliente do Twitter, envolveu-se com a empresa no início deste ano, uma vez que adquiriu uma participação superior a nove por cento nas suas actividades. Depois de ter anunciado que se tinha tornado o maior accionista do Twitter, Musk admitiu e depois retirou-se de uma oferta para se juntar à direcção da organização.

O Musk ofereceu-se então para comprar o Twitter a um valor significativo, intimidou uma aquisição hostil, e assinou um pacto “amigável” para comprar a empresa que envolvia o abandono da diligência devida. No espaço de semanas, Musk começou a levantar preocupações sobre a prevalência de contas ruins e spam no Twitter e acabou por tentar desfazer o acordo. No entanto, o Twitter processou-o para cumprir o contrato de compra e, à medida que a disputa legal se aproximava do julgamento, Musk disseque iria avançar com o contrato nos seus termos originais.

No início desta semana, Musk passou pela sede do Twitter em São Francisco para se encontrar com os empregados. Lançou também uma carta aberta aos anunciantes do Twitter, dizendo que não quer que a plataforma se transforme num “inferno tudo-em-um onde tudo pode ser dito sem consequências”.

Fonte CNN

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