Instagram piora problemas de adolescentes diz pesquisa interna

Quão ruim é o Instagram para a saúde mental de seus usuários mais jovens? É uma questão extremamente importante, especialmente com o Facebook planejando lançar uma versão do aplicativo para crianças.

Um novo relatório do The Wall Street Journal sugere que a resposta é “muito ruim”, com base em uma pesquisa interna conduzida pelo Facebook que não está disposta a compartilhar com o público. O WSJ recentemente teve acesso a esses estudos aprofundados, que pintam um quadro sombrio dos efeitos prejudiciais que o Instagram tem sobre seus usuários mais jovens, principalmente adolescentes.

Para este último grupo, o Instagram é um poderoso mecanismo de “comparação social” – quando alguém julga seu próprio valor, atratividade e sucesso com base em comparações com os outros. Muitas vezes, as adolescentes são bombardeadas com imagens de corpos idealizados no Instagram, aparecendo como anúncios, imagens em seus feeds e conteúdo na página Explorar do aplicativo. Muitas vezes, isso tem um efeito negativo na saúde mental desses usuários. Como disse um slide de uma apresentação interna do Facebook: “Tornamos os problemas de imagem corporal piores para uma em cada três adolescentes”. (A figura se refere a adolescentes que já relataram problemas de imagem corporal de algum tipo.)

O relatório é do The Wall Street Journal, vale a pena ler na íntegra , mas aqui estão alguns destaques da pesquisa interna do Facebook para o efeito Instagram tem sobre os usuários mais jovens:

  • Um estudo do Facebook com usuários adolescentes do Instagram nos Estados Unidos e no Reino Unido descobriu que mais de 40 por cento daqueles que relataram se sentir “pouco atraentes” disseram que os sentimentos começaram ao usar o Instagram.
  • Uma pesquisa revisada pelos principais executivos do Facebook concluiu que o Instagram foi projetado para uma maior “comparação social” do que aplicativos rivais como TikTok e Snapchat. O TikTok está mais focado no desempenho e o Snapchat em filtros jokey que “mantêm o foco no rosto”. O Instagram, em comparação, destaca os corpos e estilos de vida dos usuários com mais frequência.
  • Os adolescentes disseram aos pesquisadores do Facebook que se sentiam “viciados” no Instagram e queriam verificar com menos frequência, mas não tinham autocontrole para controlar seu uso.
  • “Os adolescentes culpam o Instagram pelo aumento da taxa de ansiedade e depressão”, disse uma pesquisa interna do Facebook apresentada em 2019, e que “Essa reação foi espontânea e consistente em todos os grupos”.
  • O Facebook descobriu que entre os adolescentes que disseram ter pensamentos suicidas, 13 por cento dos usuários do Reino Unido e 6 por cento dos usuários dos Estados Unidos disseram que esses impulsos podem ser rastreados até o aplicativo.

Essas descobertas são significativas por si mesmas, mas se tornam particularmente prejudiciais para o Facebook quando comparadas com a evasão de suas declarações públicas. Como observa o WSJ , os principais executivos da empresa, incluindo o CEO Mark Zuckerberg, foram questionados por políticos como o senador Richard Blumenthal sobre os efeitos de seus aplicativos em usuários mais jovens, mas não divulgaram nada parecido com as descobertas detalhadas criadas por seus próprios estudos internos. De acordo com o WSJ , a empresa disse aos senadores que sua pesquisa era proprietária e “mantida em sigilo para promover o diálogo franco e aberto e o brainstorming interno”.

“O FACEBOOK PARECE ESTAR PEGANDO UMA PÁGINA DO LIVRO DIDÁTICO DO BIG TOBACCO - VISANDO ADOLESCENTES COM PRODUTOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS ENQUANTO MASCARA A CIÊNCIA EM PÚBLICO”

O senador Blumenthal disse ao WSJ por e-mail: “As respostas do Facebook foram tão evasivas – falhando nem mesmo em responder a todas as nossas perguntas – que realmente levantam questões sobre o que o Facebook pode estar escondendo […] O Facebook parece estar tirando uma página de o livro didático de Big Tobacco – visando adolescentes com produtos potencialmente perigosos, mascarando a ciência em público. ”

O Facebook tentou lidar com esses problemas por meio de mudanças na interface do usuário do Instagram, como um experimento para ocultar contagens (uma métrica que os adolescentes disseram ao Facebook os deixava ansiosos). Mas a empresa disse que essa mudança não pareceu ter muito efeito.

“Acontece que na verdade não mudou tanto sobre … como as pessoas se sentiam ou quanto usaram a experiência como pensamos que faria”, disse o chefe do Instagram Adam Mosseri a repórteres em maio . “Mas acabou sendo bastante polarizador. Algumas pessoas gostaram muito e outras não. ” Em vez de distribuir a mudança para todos os usuários, o Instagram manteve contagens como ativadas por padrão, mas deu aos usuários a opção de desativá-las .

FONTE: THEVERGE

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